Cidades

Banda do Ingá arrasta mais de 60 mil foliões

O tradicional bloco completa 49 anos de folia em Niterói (Foto: Ledilson Paiva/Colaboração)

A Banda do Ingá, tradicional bloco carnavalesco de Niterói que desfila há 49 anos na cidade, arrastou na manhã deste domingo (24) cerca de 60 mil pessoas, segundo seus organizadores e a Polícia Militar. Nem mesmo o calor foi capaz de impedir a animação dos foliões. A festa foi garantida por dois trios elétricos que percorreram a orla da Praia de Icaraí. Houve também um palco fixo para as crianças e famílias que não pretendiam sair com o bloco. Como ocorreu nos últimos anos, a concentração começou por voltas das 9h, na Praça César Tinoco.

A Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres foi interditada por volta das 13h para a passagem dos foliões. A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) informou que atuou com 50 agentes de trânsito, cinco motocicletas, cinco viaturas e quatro reboques para as emergências.

Já a Polícia Militar disse que foram cerca de 70 agentes de segurança que trabalharam em parceria para garantir o bom andamento da festa.

"Para garantir a segurança do público, nosso trabalho foi realizado em parceria com todos os órgão de segurança que atuam em Niterói. São policiais do 12º BPM, agentes do Programa Niterói Presente e Guardas Municipais, todos muito bem preparados", explicou o coordenador interino do Programa Niterói Presente, sargento Rogério Procópio.

Segundo a Polícia Civil, alguns foliões estiveram na delegacia de Icaraí, a 77ª DP, para fazer o registro de ocorrência de pequenos furtos e perda de documentos. Não há informações sobre o número de registros.

Apologia

Durante o desfile da Banda do Ingá um grupo de foliões foi flagrado circulando em meio à multidão com réplicas de fuzil. O material era feito de papelão, mas mesmo assim gerou insatisfação entre o público presente. Policiais militares foram acionados e apreenderam o material.

Foliões são flagrados com fuzis de papelão (Foto: Reprodução de vídeo)

< Comerciante e cliente são assassinados em São Gonçalo Militar da Aeronáutica é baleado em assalto <